sábado, 22 de agosto de 2009

A HIDROGINÁSTICA NA CURA DA DEPRESSÃO



Turma de Hidroginastica Aquacenter.

 
    Dentre os meios naturais para se sair de uma depressão,os exercícios físicos são primordiais, pois cumprem o importante papel de ativar todas as funções corporais, que por si mesmas têm o poder de se auto-ajustar. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso ter uma disciplina leonina, ou seja, não podemos dar moleza ao corpo que arrumará mil maneiras de “empurrar com a barriga” o desafio. Quebrando o gelo das piscinas, a tecnologia possibilitou novas modalidades aquáticas. A hidroginástica vem ganhando espaço num ritmo crescente devido à abrangência de movimentos possíveis sob a água, beneficiando gente de todas as faixas etárias, inclusive as gestantes, que mergulham na hidro conforme relata a professora Líbera Pereira Dias, pós-graduada em treinamento desportivo:“as gestantes podem fazer atividades físicas a partir dos três primeiros meses de gravidez. O mesmo ocorre na hora de parar,há casos de mulheres irem até dois dias antes do parto devido os benefícios às dores nas costas e até mesmo o inchaço comum nesta fase. Mas é bom deixar bem claro que tudo dependerá da orientação médica e da reação de cada organismo”, finaliza ela.
Há também as pessoas da chamada terceira idade que se dão muitíssimo bem nesta atividade. O número de mulheres supera de longe ao dos homens, que devido à falta de informação e alguns resquícios machistas, ficam à margem desse agradável método. Alongamento, musculação, respiração, agilidade, enfim, a soma disso tudo provoca no sujeito uma reação altamente positiva. A circulação é intensificada, e a oxigenação do sangue ampliada. E isso é rejuvenescedor! Conforme o preceito: “o uso fortalece”, o aumento da massa muscular é considerável e, aos que precisam perder peso e barriga, encontram nessa modalidade uma âncora. E para completar: dentro d’água o impacto do treinamento é nulo, preservando a coluna, evitando dessa maneira as torções, os rompimentos e outras seqüelas. Durante os exercícios temos a sensação de flutuar fora da gravidade. Por esta razão, muitos médicos aconselham a hidroginástica na recuperação de cirurgias que envolvem a coluna.


O efeito terapêutico
Despejando no organismo uma enorme quantidade de toxinas, a depressão bloqueia o cérebro que passa a somatizar a carga dos sentimentos negativos, originando assim as doenças que, encontrando o indivíduo atrofiado o afoga no corpo e na alma. Tal qual no período intra-uterino, a água é vida em forma líquida, uma terapia capaz de nutrir e lavar o emocional revertendo o processo depressivo a partir da saúde física passando pela mente e atingindo o espírito.
J. Antonio Sespedes - Autor do livro: Depressão,um beco com saída.

2 comentários:

  1. Que bom poder contribuir e aprender com profissionais tão capacitados como você, colega,amei a matéria sobre a hidroginástica na cura da depressão ,vou sugerir seu endereço no meu blog.Ah, e quanto as sugestões de livros e filmes , se tiver algum dos livros de Pe léo, estou precisando muito, aliás todos precisamos.Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir