quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hidroterapia




O que é Hidroterapia ?
A Hidroterapia é originada das palavras gregas hydro (de hydor, hydatos = água) e therapéia (tratamento); É o tratamento fisioterapêutico realizado em piscina aquecida com temperatura média de 35 graus, sendo utilizada para tratar diversas doenças que são beneficiadas tanto pelo efeito das propriedades físicas da água aquecida, quanto pelas técnicas específicas aplicadas por fisioterapeutas.
Para que serve?
As indicações para hidroterapia são as mais variadas, como por exemplo: doenças reumáticas; distúrbios neurológicos; osteomusculares e tendíneos; gravidez; pós-operatórios entre outros.
Qualquer pessoa pode fazer?
Qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode fazer, desde que passe por uma prévia avaliação com o médico e o fisioterapeuta. Algumas contra-indicações relativas devem ser consideradas: infecções de pele, doenças vasculares e periféricas, incontinência urinária e fecal e cardiopatias graves.


O que eu ganho com a hidroterapia?
Os benefícios terapêuticos dos exercícios em água aquecida para o paciente são :
Promover relaxamento muscular;
reduz a sensibilidade à dor;
reduz espasmos musculares;
facilita a movimentação articular;
aumenta a força e a resistência muscular;
realização dos exercícios sem que ocorra impacto nas articulações;
aumenta a circulação periférica melhorando o retorno venoso;
melhora a musculatura respiratória;
melhora a consciência corporal, equilíbrio e estabilidade do tronco;
melhora a autoconfiança do paciente (efeito psicológico).
Quanto tempo devo fazer a hidroterapia?
O tempo deste tratamento é variado, depende de cada caso, da evolução dos sinais e sintomas. Cada sessão tem duração entre 30 a 45 minutos, e são realizadas de 2 a 5 vezes por semana.
Quem orienta a hidroterapia?
Este tratamento é feito exclusivamente por fisioterapeutas, pois é um tratamento complementar à fisioterapia.
Qual a diferença entre Hidroterapia e Hidroginástica ?
A Hidroginástica é orientada por professores de Educação Física, sendo realizada em pessoas que não apresentam nenhuma lesão física, são exercícios para manutenção da qualidade de vida.
A Hidroterapia é feita apenas por fisioterapeutas, em pacientes com alguma doença, onde é trabalhada a área lesada, treinamento de atividades de vida diária e diminuição dos stress, para que haja sucesso no processo de reabilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário