domingo, 31 de janeiro de 2010

Hipertensão o que é? doença atinge um em cada três brasileiros

           Pressão alta é um inimigo silencioso, quando chega a dar sintomas é que a situação já está muito grave. Aos 50 anos, metade dos brasileiros são hipertensos. Um encontro rápido com frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo já dá uma ideia de como esse mal atinge muita gente.


“Não estou sentindo dor na nuca, não estou sentindo cansaço, não estou sentindo fadiga. Estou bem, fisicamente bem”, conta o comerciante Eduardo Baracho.

Esse é o problema da dificuldade que a gente tem pra controlar a pressão. Porque as pessoas ficam esperando se sentir mal. E pressão alta não dá sintoma. Ela vai dar dor de cabeça, dor na nuca, tontura, aqueles pontos brilhantes, quando ela estoura, quando ela vai a 22, 23, quando você está correndo risco de vida.
A pressão alta é um problema de saúde gravíssimo. Ela é responsável por 40% dos ataques cardíacos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais - os derrames - e 25% dos casos de insuficiência renal em estado terminal.



O objetivo do tratamento da pressão é deixar sua pressão 12 por 8.

Pressão alta é quando a máxima é igual ou maior do que 14. E a mínima igual ou maior do que 9.

Qual é o mecanismo fisiológico que leva à hipertensão, ao aumento da pressão arterial?

“A hipertensão, ela está ligada ao sistema cardiovascular, coração e o sistema circulatório, as artérias e as veias. O que é mais comum é um problema nas artérias, que elas vão ficando mais rígidas e não se relaxam como deveria. O coração bomba o sangue para essas artérias mais rígidas, menos elásticas e a pressão arterial sobe”, explica o médico Paulo Ayrosa, nefrologista.

Dráuzio Varella explica que a cada nove gramas de sal que você ingere, o corpo retém um litro de água que pode sobrecarregar seu coração. Por isso recomenda que se use pouco sal na cozinha, pouco óleo, pouca gordura. Devemos verificar sempre o conteúdo de sal dos alimentos industrializados, mesmo doces, chocolates e refrigerantes podem conter quantidades muito elevadas de sódio.


Pressão alta é doença grave, mas só quando não está sob controle. E controlar não é difícil.

“Primeiro, tem que controlar o sal que come, comer pouco sal. Segundo, fazer exercício, atividade física. Terceiro, perder peso. Vai ao médico e vai tomar o remédio regularmente. Desculpa a bronca”, recomenda Dráuzio Varella.

Materia exibida no Fantastico dia 31/10/2010.